.png)
Barbara Seabra
MEDICINA DO ADOLESCENTE
Ginecomastia Puberal
Ginecomastia puberal corresponde ao aparecimento de tecido glandular mamário em meninos durante a maturação sexual. Ela se diferencia da lipomastia que é o acúmulo de gordura nessa mesma região.
A fase mais frequente de aparecimento é no começo do desenvolvimento puberal e ela pode ser uni ou bilateral. É frequente que o adolescente se queixe de dor no local e que caso ela seja bilateral os tamanhos sejam diferentes.
A regressão espontânea geralmente ocorre em até 1 ano do aparecimento mas em alguns casos pode levar um pouco mais de tempo.
A consistência é como a da mama feminina sendo mais fibrosa em alguns casos de evolução mais arrastada. Em casos onde o nódulo seja endurecido, a pela esteja retraída ou exista saída de secreção sanguinolenta pela mama faz-se necessária uma avaliação ampliada visando descartar câncer de mama.
Caso o exame físico seja compatível com ginecomastia puberal deve ser feito apenas o acompanhamento do quadro. Em casos onde o nódulo seja maior de 4 cm e não esteja havendo sinal de regressão pode ser indicada a remoção cirúrgica. Drogas para o tratamento da ginecomastia puberal não são aprovadas pra uso até o momento.